Chatbot vai ajudar adolescentes diagnosticados com HIV

0
301
Visualizações

Iniciativa é das Nações Unidas; ferramenta passa a funcionar nesta segunda-feira (6)

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids) lançaram um chatbot, denominado KEFI, com o propósito de oferecer suporte a adolescentes e jovens recém-diagnosticados com HIV. A ferramenta, acessível através do Whatsapp, tem como intuito proporcionar um ambiente seguro, sigiloso e informativo para esse público.

O KEFI utiliza inteligência artificial para conduzir conversas confidenciais e prover orientações relevantes, incentivando a adesão ao tratamento, o acesso aos serviços de saúde e oferecendo apoio psicossocial. Este espaço busca estabelecer confiança, fornecendo informações precisas em linguagem apropriada, como mencionado por Luciana Phebo, chefe da saúde, nutrição e HIV/Aids do Unicef no Brasil.

Segundo os dados mais recentes do Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde, em 2021, foram reportados 40.880 casos de HIV no Brasil, com 18.013 casos envolvendo jovens entre 15 e 29 anos.

A notícia do diagnóstico de HIV nem sempre é acompanhada por suporte e informações adequadas para esse grupo, motivando a criação deste chatbot. O conteúdo do KEFI foi desenvolvido em colaboração com especialistas na área e com a participação de outros jovens. A startup de tecnologia e impacto social Talk2U foi responsável pelo desenvolvimento da ferramenta.

É importante destacar a diferença entre HIV e Aids: ter o HIV não é o mesmo que ter Aids. Muitas pessoas podem conviver por muitos anos com o HIV sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença. Contudo, aqueles que têm o vírus e não têm conhecimento disso ou não recebem acompanhamento médico podem transmitir o HIV por meio de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, caso as devidas medidas de prevenção não sejam tomadas.

Fonte: Tatiana Pronin / Terra