Final do Projeto Como Uma Onda

0
244
Visualizações

O projeto “Como Uma Onda” proporcionou um espaço de diálogo aberto e empoderador para os jovens, abordando temas fundamentais como prevenção de ISTs e HIV/AIDS. Sob a tutela do oficineiro Marcelo Ferreira, os participantes expressaram suas opiniões e compartilharam experiências, reconhecendo a importância do respeito pelas escolhas individuais, independente de gênero.

A discussão sobre a indiferença revelou uma compreensão mais profunda desse sentimento, destacando como ele pode se manifestar e impactar vidas, especialmente quando associado ao bullying. Marcelo esclareceu que ignorar o sofrimento alheio é uma forma de indiferença, sublinhando a necessidade de ser sensível e compassivo com o próximo.

Tópicos como obesidade, álcool, drogas, exposição online e gestão financeira também foram abordados, incentivando os adolescentes a debaterem e interagirem. O projeto reforçou a importância de respeitar os outros, independentemente de suas circunstâncias.

A transição para o mercado de trabalho foi explorada, com Marcelo ressaltando a normalidade da insegurança inicial e encorajando os jovens a serem proativos em suas carreiras. O processo de seleção foi discutido, enfatizando a importância de se alinhar com empresas que compartilham dos mesmos valores e de se destacar durante entrevistas.

A gravidez na adolescência emergiu como um tópico crucial, dadas as altas estatísticas no Brasil. Marcelo destacou a importância do conhecimento e do acesso a métodos contraceptivos para evitar gravidezes indesejadas. A conscientização sobre os riscos associados e a importância de conversar com pessoas de confiança foram salientadas.

Nesse projeto inspirador, os jovens foram capacitados a enfrentar desafios, compreender suas próprias escolhas e contribuir para um futuro mais saudável e esclarecido. “Como Uma Onda” criou um espaço de aprendizado, empatia e crescimento, onde cada adolescente teve a oportunidade de desenvolver uma visão mais consciente e positiva da vida.

Além disso, o projeto “Como Uma Onda” enfatizou a importância de os jovens serem agentes ativos na disseminação do conhecimento sobre prevenção de ISTs e HIV/AIDS. Ao se tornarem portadores dessa conscientização, os adolescentes não apenas protegem a si mesmos, mas também capacitam suas comunidades a tomar decisões informadas e saudáveis. Através do compartilhamento das informações adquiridas no projeto, os jovens se transformam em multiplicadores do saber, desempenhando um papel fundamental na redução do estigma, na promoção da igualdade de gênero e no combate à propagação das doenças. Eles se tornam parte vital de uma onda de mudança, contribuindo para um futuro mais seguro e esclarecido para todos.

O final do projeto ocorreu em julho de 2023.

Projeto na Escola

Além disso, o projeto “Como Uma Onda” não apenas se concentrou na disseminação do conhecimento sobre prevenção de ISTs e HIV/AIDS, mas também ampliou seu impacto ao colaborar com a Escola Sinhá, estabelecendo uma parceria frutífera com alunos da rede pública. Essa colaboração destacou o compromisso do projeto em alcançar uma ampla gama de jovens, garantindo que a conscientização e o empoderamento se estendam a diferentes segmentos da sociedade.

O Gappa agradece

Aproveitamos também para expressar nossa sincera gratidão à Prefeitura Municipal de Brotas, por meio da Secretaria de Ação Social. Sua valiosa colaboração e apoio foram essenciais para tornar o projeto “Como Uma Onda” uma realidade significativa e eficaz.  O sucesso alcançado não teria sido possível sem a parceria e o suporte contínuo da Prefeitura e da Secretaria de Ação Social. Nossos sinceros agradecimentos por acreditar e investir na educação e bem-estar dos jovens, construindo juntos um futuro mais seguro e consciente.