Cidadania!

0
511
Visualizações
No bate-papo de hoje o oficineiro Marcelo explicou para os adolescentes, o quanto a cidadania é importante para os nossos dias. Marcelo trouxe o exemplo de como era a vida antigamente sem cidadania onde os poderes se concentravam apenas num rei. Naquela época o governo era uma monarquia e todos eram chamados de súditos, ou seja, não eram livres, estavam submetidos à vontade de outra pessoa.

A cidadania trouxe a liberdade para o cidadão juntamente com os seus deveres e os seus direitos. Assim foi criada as regras de convivência como diz no artigo 5 da constituição: que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo tanto para os brasileiros ou estrangeiros os seus direitos de liberdade, igualdade e segurança.
Dentro desse tema, a pergunta para os nossos adolescentes foi, “quais leis que pudessem criar?”. Cada um pode participar citando qual lei gostariam de implantar no mundo. A dinâmica seguiu com a seguinte pergunta: O que é ser adolescente e quais as dificuldades enfrentadas. Cada um relatou a sua própria experiência e dificuldade para enfrentar essa fase.