Brotas foi sede do Encontro Estadual de ONG/AIDS

0
1324
Visualizações

Entre os dias 15 a 17 de maio de 2019, nossa cidade recebeu a XII edição do EEONG – Encontro Estadual de ONG/AIDS – que reuniu as organizações do Estado para debater o momento atual do enfrentamento contra a AIDS, a luta pela valorização do SUS e os próximos passos do ativismo no Estado de São Paulo.

Foram três dias de evento, que reuniu pessoas para as discussões mais atuais e pertinentes acerca do enfrentamento contra a Aids, no Estado de São Paulo.

Momento muito importante para o GAPPA, que junto com outras ONG’s do Estado de São Paulo, pôde refletir mais uma vez seu papel dentro da sociedade, resgatar suas raízes e fortalecer seus agentes, para juntos continuar a luta nesse momento tão complexo e delicado.

O evento recebeu em sua abertura, representantes do Poder Público. Representando o Poder Executivo, esteve presente o Prefeito de Brotas, Sr. Leandro Correa e a primeira dama a Sra. Daiane de Brito Correa; representando o Poder Legislativo, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Valdir Sgorlon; representando a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretária, Sra. Ana Paula Rodrigues.

Representando o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS do Estado de São Paulo, o Diretor Técnico Sr. Alexandre Gonçalves; Representando o GAPPA, a Presidente Senhora Leda Maria Negrão, e representando o Fórum das ONG’s AIDS do Estado de São Paulo, o Sr. Alberto Andreone. O evento contou ainda com a participação de representantes da sociedade civil.

A Senhora Presidente Leda fez uma importante colocação sobre o cenário atual da AIDS no país, o crescente da doença na população em geral, além do preconceito que envolve todo esse contexto social. Já o Presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Valdir ressaltou a importância de um evento como esse acontecer na cidade de Brotas e de como o GAPPA é importante para a sociedade brotense.

A Secretária Municipal de Saúde Ana Paula, agradeceu a todos a presença, a oportunidade de participar do evento, assim como de colaborar com as ações do Gappa em Brotas, colocando a Secretaria Municipal de Saúde como parceira nessa luta, em razão do importante trabalho realizado pelo GAPPA.

O Sr. Alberto Andreone levou todos os participantes a uma reflexão da importante participação do Poder Público nesse momento de fortalecer nossos vínculos. Já o representante do Centro de Referência do Estado de São Paulo, Sr. Alexandre Gonçalves, ressaltou a importância da parceria, da união de todos nesse momento delicado do cenário político.

Por fim, o Senhor Prefeito Municipal fez uma reflexão sobre a politica, a saúde e de como o GAPPA contribui na execução das politicas públicas no Município. Uma importante abertura, que contribuiu na execução dos trabalhos realizados nos dias que o evento aconteceu, com mesas redondas, cujos temas foram variados.

No segundo dia, houve a mesa redonda com o tema – Relação da Sociedade Civil com gestões locais – Carla Diana, representando o Fórum das ONG’s AIDS do Estado de São Paulo, refletiu sobre o processo de redemocratização, culminado pela Constituição Federal de 1988, que trouxe mudanças substanciais na relação Estados e Sociedade Civil, notadamente na formulação e implementação de políticas públicas e na criação de instrumentos que possibilitem a participação direta dos cidadãos na gestão pública.

 

Nesse mesmo dia, a Sra. Selma Cristina Bueno de Nardi, Diretora Técnica do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Bauru, apresentou trabalhos realizados pelo GVE, com um olhar humanizado e sensibilizador para com o usuário e, também, quais os trabalhos por eles executados, a parceria que o GAPPA tem com o GVE e os problemas que juntos são enfrentados e resolvidos, não só para a cidade de Brotas, mas também para toda a região.

Em prosseguimento,foram apresentados os temas: Prevenção, Assistência e Financiamento, uma importante construção de propostas para implementar novas Politicas Publicas para a Politica da AIDS no Estado de São Paulo.

No encerramento do evento, na sexta-feira, a plenária final escolheu as candidaturas que serão avaliadas no Encontro Regional do Sudeste (ERONG) em junho, no Rio de Janeiro, e no Encontro Nacional (ENONG), em novembro, em São Paulo.

No documento final do Encontro, os ativistas apresentaram as reivindicações, depois de analisar a realidade do atual momento vivido no Brasil, com o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o descaso com o enfrentamento da epidemia de AIDS e o aumento do conservadorismo, que reflete em crescimento do preconceito e do estigma às pessoas que vivem com HIV e AIDS (PVHA) e seus entornos sociais.

Assim, encerrou-se mais um EEONG com louvor e cheios de esperança! Claro que não deixaremos de arregaçar as mangas e lutar sempre, para que nenhum direito seja esquecido ou tolhido. A luta já dura mais de 30 anos e continuaremos juntos!

O Gappa agradece ao Fórum de ONG’s por ter escolhido Brotas para sediar tão importante fórum. Agradece a Secretária de Saúde, Ana Paula Rodrigues pela parceria; a Secretária de Ação Social, Juliana Serignolli, que confeccionou as sacolinhas com o material para os participantes; assim como agradece aos Proprietários do Brotas Beer pelos brindes ofertados aos participantes.

 

 

 

Artigo anteriorEnsinável!
Próximo artigoFesta de Santa Cruz!
COMPARTILHAR