O que são IST’s e Quais são elas ?

Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) referem-se a infecções causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos que se propagam, principalmente, por meio de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas. Essas infecções frequentemente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.

Algumas ISTs podem permanecer assintomáticas, tanto em homens quanto em mulheres. Isso enfatiza a importância de buscar atendimento de saúde periodicamente caso ocorram relações sexuais sem uso de preservativo. Quando não diagnosticadas e tratadas apropriadamente, essas infecções podem levar a complicações graves, como infertilidade, câncer e até mesmo óbito.

O uso consistente de preservativos em todas as formas de atividade sexual (oral, anal e vaginal) é a medida mais eficaz para reduzir o risco de transmissão de ISTs, especialmente do vírus HIV, causador da AIDS. Outras formas de transmissão incluem transfusão de sangue contaminado e compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis. Além disso, a AIDS e a sífilis podem ser transmitidas da mãe infectada, não tratada, para o bebê durante a gravidez, parto e, no caso da AIDS, também durante a amamentação.

O tratamento adequado das ISTs não apenas melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas também interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Cancro Mole: Também conhecido como cancro venéreo ou popularmente chamado de “cavalo”, o cancro mole é causado pela bactéria Haemophilus ducreyi. É mais comum em regiões tropicais, como o Brasil. A transmissão ocorre por relações sexuais com indivíduos infectados, sendo o uso do preservativo a melhor prevenção. Os sintomas iniciais incluem dor de cabeça, febre e fraqueza, seguidos por feridas dolorosas e purulentas nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente em tamanho e profundidade. Pode também surgir um caroço doloroso e avermelhado na virilha (íngua) após duas semanas do início da doença.

Clamídia e Gonorreia: Causadas por bactérias, essas infecções podem afetar os órgãos genitais de homens e mulheres. A clamídia é comum entre adolescentes e adultos jovens, podendo causar graves problemas de saúde. A gonorreia pode afetar o pênis, o colo do útero, o reto, a garganta e os olhos. Ambas as infecções podem levar à infertilidade, dor durante o sexo, gravidez ectópica, entre outros danos à saúde. Os sintomas incluem dor ao urinar, corrimento e ardor, porém, em muitos casos, podem ser assintomáticas. A prevenção envolve o uso consistente de preservativos.

Oftalmia Neonatal: Uma conjuntivite que afeta recém-nascidos após o parto, causada por secreções genitais de mães infectadas por clamídia e gonorreia não tratadas. Pode resultar em cegueira se não for adequadamente prevenida ou tratada. Os sintomas incluem vermelhidão e inchaço das pálpebras e secreção nos olhos. A prevenção é feita por meio da aplicação de um colírio logo após o nascimento. O tratamento imediato é crucial para prevenir complicações.

Fonte: http://giv.org.br/